Isto agora com Bolonha faz com que os cursos tenham só cadeiras semestrais.
O problema é que são uns 3 meses de aulas no primeiro semestre e mais uns 3 meses e meio de aulas no segundo semestre.
Ou seja, é sempre a abrir e para o fim ficam as avaliações - sem exames, a avaliação é contínua, mas tudo é deixado para o fim, quer pelos alunos, quer pelos professores, que marcam os testes e as entregas de trabalhos todos para a mesma altura.
O que me safou foi que consegui despachar o trabalho sobre o Kawabata, da Introdução às Literaturas Asiáticas, nas férias da Páscoa e foi menos um para deixar para entregar para fim de Maio / princípio de Junho.
Eis o resumo / introdução:
«Yasunari Kawata, primeiro japonês laureado com o Nobel da literatura, em 1968, dedicou a sua vida literária às novelas, contos e ensaios.
Marcado pela dor da orfandade desde muito cedo, os traumas do crescimento sem pai e sem mãe marcaram-no ao longo da sua vida. Na sua obra essas marcas são igualmente visíveis nos temas que desenvolve (infância, sonho, solidão, morte, imortalidade, suicídio), em especial nos seus contos. Palm-of-the-Hand Stories é uma colectânea dos contos escritos por Kawabata ao longo dos anos, desde 1923 até 1972, alguns deles publicados já após a sua morte, por suicídio.
Nesta recensão critica procurar-se-á descrever, analisar e caracterizar alguns dos aspectos e influências da escrita de Kawabata, designadamente nos contos “The Silverberry Thief”, “Summer Shoes”, “A Child´s Viewpoint” e “Love Suicides”, todos escritos na década de 20 do século XX e constantes do livro acima citado.»
Sem comentários:
Enviar um comentário