segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Que é a Ásia?

Esta não é a resposta para um milhão de dólares, nem sequer para 20 valores.
Longe disso.
O conceito de Ásia, sei-o agora um pouco mais claramente, é bastante complexo.
A resposta de que é um continente está longe de ser verdadeira, pois o mais acertado é falar-se em continente Euro-Asiático, Europa e Ásia numa só placa tectónica.
Utilizar-se a expressão Oriente servirá apenas para termos como contestação “a oriente do quê?” Nós, europeus, esquecemo-nos de que não somos / estamos no centro do mundo. Aliás, a China é que é conhecida como o Império do Meio, e a representação do globo por aquelas paragens é, aos olhos dos ocidentais, um mapa nada familiar e bastante confuso.
Chegamos, então, à conclusão (não definitiva, não única) de que a Ásia é mais uma convenção política, um caminho para nós ocidentais enquadrarmos algo numa categoria – o que é bem nosso, sendo que os asiáticos ali para os lados da China não têm esta preocupação de categorizar as coisas.
Este conceito de Ásia, criado por nós europeus e dominado por uma visão eurocentrica, não se entende sequer quanto à delimitação das suas fronteiras geográficas e dependerá muito do momento em que falamos da Ásia.
Hoje, quando pensamos e discutimos a adesão da Turquia à União Europeia, fará sentido incluí-la no “continente” asiático?
Pensaremos na Ásia como sendo não católica? Então porque é que a Geórgia está nela integrada?
E Chipre, Israel, Cazaquistão e outros ãos jogam as competições europeias de futebol a que título?
E o Egipto é África ou Ásia? E com esta, confundamos ainda mais as coisas com a questão árabe / Médio Oriente (mais uma vez, “médio” para quem?) / muçulmana, como se tudo fosse a mesma coisa.
As questões culturais e sociais que normalmente nos vêm à cabeça para traçar uma fronteira imaginária entre a Europa e a Ásia farão assim sentido? Sim, mas esse sentido será diferente para cada um de nós e diferirá também no tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário