quinta-feira, 24 de abril de 2014

China - Um Toque de Pecado


"Tian zhu ding", no seu original, é um filme de 2013 de Jia Zhangke, estreado nos cinemas portugueses.
Este mestre do documentário chinês, autor de Still Life, The World ou Xiao Wu, traz-nos agora várias histórias num mesmo filme. Mas a temática comum é a tradição do passado e a chegada do progresso e do capitalismo. Apesar de ao início vermos a deslocação em massa dos chineses de volta às suas terras natais e famílias para a passagem do Ano Novo Chinês, em especial, de um homem deslocado e amargurado, Jia pergunta-se porque é que as pessoas estão a ficar cada vez mais distantes umas das outras. O país acelera rumo ao desenvolvimento, mudando drasticamente, a modernidade chega (vêem-se telemóveis e internet e adolescentes a fazerem de tudo para os ter), mas ao mesmo tempo está longe da maioria dos chineses.
A propósito de uma comparação entre Europa e China e da forma como é cá recebido, o realizador diz-nos (entrevista ao Expresso) que na Europa valorizamos o seu trabalho a nível estético e que na China apreciam apenas a história e a qualidade do drama.
Admirado na Europa, os filmes de Jia nem sempre são fáceis e estão longe de ser populares. No entanto, não se pense que não há história a contar. O que há é uma forma não convencional de o fazer. Os seus filmes dão-nos um insight poderoso sobre a realidade da vida dos chineses nossos contemporâneos. Realidade essa que nos é muito estranha.

Sem comentários:

Enviar um comentário