terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Imagens do Mundo Flutuante em Lisboa


Acerca do ukiyo-e, a arte japonesa das pinturas do mundo flutuante, já se tem falado aqui neste blogue. O que é novidade agora é a possibilidade de se ver alguns desses exemplos na cidade de Lisboa. Até Maio de 2015, na Casa Museu Anastácio Gonçalves está sob mostra a exposição temporária "Imagens de Um Mundo Flutuante, Estampas, livros e álbuns da colecção Paul Ugo Thiran". 
Esta exposição dá-nos a oportunidade de apreciar umas quantas dezenas de pinturas dos séculos XVII a XX. Todas elas deliciosas, como esta arte já nos habituou. Vemos os actores do kabuki transvestidos em damas, os samurai, enfim, cenas do quotidiano a que não faltam sequer umas delas inspiradas na obra literária Genji Monogatari. E vemos ainda cenas de batalhas, de corte e, sobretudo, de paisagens onde não deixam de estar presentes as árvores - não esquecer a importância das cerejeiras em flor na cultura japonesa -, os rios e as montanhas - o Fuji, sempre.
Paul Ugo Thiran era um belga que viveu em Portugal e começou a coleccionar estas pinturas, talvez por acaso, ao comprar uma que o seduziu num mercado em África. Desde aí não mais parou. Hoje, esta exposição que a sua colecção proporcionou está lado a lado com as porcelanas chinesas que outro coleccionador - Anastácio Gonçalves - juntou ao longo da sua vida. Um cheirinho a Oriente em Lisboa imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário