quarta-feira, 4 de março de 2015

A Deusa


O filme "A Deusa" é uma obra prima do cinema mudo chinês e revela-nos aspectos de modernidade, embora seja dominado por uma mentalidade conservadora do papel atribuído à mulher.
Filme de 1934, Shénnǚ foi dirigido por Wu Yonggang. A actriz principal é Ruan Lingyu que tem aqui um desempenho ímpar e marcante. Tragicamente, a estrela chinesa viria a morrer não muito tempo depois. Uma vida infeliz, tal como a da mulher que representa neste filme - uma prostituta que trabalha para poder sustentar-se e ao seu filho. 
A modernidade é visível em grande parte do filme, desde logo nos seus momentos iniciais, onde a profusão de cabos e fios de electricidade e a luz e os neons nos mostram que eram tempos modernos os que se viviam naquela Xangai. Igualmente, quando a mãe-prostituta busca trabalho nas fábricas, as chaminés mostram-nos a dinâmica da urbe industrial moderna, já então assolada pelo desemprego.
Embora esta obra marcadamente da cena cinematográfica da esquerda de Xangai nos mostre uma mulher no seu papel tradicional de mãe, vemos igualmente uma mulher que já espera pouco da sociedade em geral e dos homens em particular e luta para conseguir dar ao seu filho um futuro melhor. Uma heroína, uma mulher no papel de mãe que tudo sacrifica pelo seu filho. No fim, obtém assim a salvação pelo sacrifício.



Sem comentários:

Enviar um comentário