sexta-feira, 27 de março de 2015

One's Company e Journey to a War

Dois livros sobre este período da história chinesa da década de 30.


Peter Fleming escreveu One's Company: A Journey to China, um livro de viagens sobre os sete meses de 1933 que passou na China. Embora faça questão de esclarecer que a China é demasiado grande, populosa e variada para que esses meses façam dele um entendido na matéria, este não deixa de ser um relato muitíssimo valioso desta época, cheio de apontamentos irónicos.
A obra está dividida em dois capítulos, um primeiro dedicado ao Machukuo, o estado fantoche criado na Manchuria pelos japoneses, e um segundo dedicado à China Vermelha, numa altura em que a mobilização comunista estava em marcha e os nacionalistas se iam defendendo.


Journey to a War é também um livro de viagens publicado nos anos 1930'. W.H. Auden e Christopher Isherwood oferecem-nos uma obra em verso e prosa. Encontramos aqui poemas de Auden sobre a jornada desta dupla na China em 1938, um diário de viagens de Isherwood sobre essa mesma jornada e as observações de ambos acerca da Guerra Sino-Japonesa. Ainda, uma série de fotografias de Auden.

Sem comentários:

Enviar um comentário